SOBRE

   Projeto Pedagógico
                                                                                

                                                                                                 Não Tenho força para abrir, todas porta e janela do Mundo, mas tenho força para abrir a minha porta  e minha janela.
                               

                         PROPOSTA



O saber – da arte capoeira e das culturas afro- brasileira,  com a capacidade de criatividade do próprio trabalho, comunicar-se e interagir com a comunidade onde atua, buscando conhecer os valores sociais que nela permeiam.
                          O saber-ser – um profissional, ético, que conheça a realidade da sociedade em que atua tendo a compreensão das dimensões afetivas e  sociais,considerando, ainda, que nas relações atuais de trabalho, os valores, como elementos culturais e pessoais, estão associados ao saber-ser;
                       
                        O saber-fazer –   além de ministrar aulas, no sentido de ter domínio da técnica aliada à compreensão da complexidade social e humana, contribuíram também para os contornos do perfil ideal os indicadores;


DA PROPOSTA:
  1. Proporcionar a participação dos jovens em atividades artísticas/ culturais, desenvolvendo suas habilidades,  e na sua vida como um todo;
  2. Proporcionar aos jovens um momento de encontro consigo mesmo, transformando os participantes em agentes multiplicadores do conhecimento, da arte e da cultura;
  3. Aumentar o interesse pelo estudo, ampliar a sua visão de mundo;
  4. Ampliar a percepção e o conhecimento da utilização adequada e do cuidado com o próprio corpo;
  5. Criar condições preliminares para que possam dar continuidade, para futuramente ser um agente multiplicador de conhecimento;
METODOLOGIA
O método de ensino será baseado no estreitamento vinculado a diversidade e qualidade, estabelecendo relações sempre mediada pela linguagem, ricas de vivências, observação, levantamento de hipótese, criatividade, reconhecimento, participação, generalização, sensibilidade e reflexões, contribuindo  para a construção do conhecimento, onde o participante tenha possibilidade de perceber as realidades, a história, o todo, as relações, os movimento e as contradições existente.

Do corpo docente

O corpo docente  será composto, por alunos formados e mestres da arte capoeira da cidade de Ponta Porã – MS, que deverá identificar atributos de formação, currículo e experiência no tema pretendido.

DIREITO E DEVERES DOS ALUNOS

Liberdade de Expressão, ao aluno será dado o direito da mais ampla liberdade de expressão e organização.
Recursos de Aprendizagem: O aluno terá o direito assegurado de acesso a tudo que o projeto proporcionar, para melhor garantir o seu aprendizado.
Uso de Uniforme: A partir do momento em que adquire a Abada, será obrigatório o seu uso, calça branca, camisa branca, com logotipo e corda de algodão.
Pontualidade: Os alunos do projeto devem comparecer com pontualidade com assiduidade  às atividades oferecidas que lhe são oferecidas, empenhando no sucesso de sua execução.
Cooperação com a Manutenção – os deveram cooperar e zelar para uma boa conservação dos equipamentos e materiais fornecidos.
Proibições estabelecidas: Fumar, envolver-se com jogos de azar, usar bebida alcoólica ou quaisquer Droga lícita ou ilícitas, promover distúrbios, sair das aulas sem apresentar justificativa  de sua saída.
Avaliação: Os alunos serão avaliados de ano a ano  pelo professor, podendo ser promovido, desde que preencha os requisitos para tal como: condições técnica, dedicação, pontualidade, conhecimento teórico e  pratico.
Inscrição: todos os participantes serão cadastrados em fichas de inscrição que ficará  no núcleo de aprendizagem, onde estará todos os dados referente ao aluno, no momento da inscrição os pais responsável assinará a autorização para o aluno participar das aulas.